R.P.G – Reeducação Postural Global

A Reeducação Postural Global, conhecida por suas iniciais RPG, é um método inovador da fisioterapia criado e desenvolvido pelo francês Philippe Emmanuel Souchard. Nasceu de sua obra “Campo Fechado” publicada em 1981, na França, depois de 15 anos de pesquisa no domínio da biomecânica. Souchard viaja pelo mundo todo ensinando a sua técnica para milhares de fisioterapeutas, já chegando a criar organizações em 14 países.  O termo reeducação postural sempre foi utilizado na fisioterapia, mas o uso da sigla RPG surgiu com o seu criador, assim como, a originalidade e autenticidade do método.

A RPG consiste em ajustamentos na postura para reorganização dos segmentos do corpo humano, permitindo a reorganização e o reequilíbrio dos músculos que firmam a postura. Identifica e alonga os músculos considerados responsáveis pela alteração postural.

O tratamento consiste em consultas de 1 a 2 vezes por semana na clínica com cerca de 1 hora ou mais de duração de acordo com a necessidade a ser avaliada pelo fisioterapeuta acompanhante. Logo na primeira avaliação pode se ter uma ideia do tempo a ser dedicado e da duração do tratamento. Os resultados aparecem em torno da décima sessão e atingem sucesso em até 90% dos casos. O campo de aplicação é enorme e o método de tratamento deve elevar-se ao nível de complexidade de cada caso ou patologia.

É indicado à indivíduos de todas as idades, tanto para prevenir as eventuais consequências da má postura, como no caso de jovens e crianças, quanto para combater as diversas dores relacionadas às patologias tratáveis por fisioterapia como: dores lombares, dorsais, cervicais, lesões por esforço repetitivo (LER), desvio de coluna, dores nos pés e mãos, hérnias de disco, torcicolos, além de proteger contra processos degenerativos articulares.

Principais problemas tratados pelo método:

A RPG é particularmente eficaz nos problemas de postura; deformações morfológicas; dorso enrolado (hipercifose); concavidade lombar exagerada (hiperlordose); escolioses; ombros enrolados; joelhos em X (valgo); joelhos arqueados (varo); pés planos, cavos, etc.

Dores Músculo-Articulares: Outra aplicação fundamental da RPG é no tratamento de lesões articulares, particularmente frequentes no nível da coluna vertebral; discopatias, hérnia, lombalgias, ciáticas; síndrome do desfiladeiro (formigamentos); dores intercostais; dores do quadril (pubalgias); do joelho; do pé; do ombro (bursite); do cotovelo (epicondilites); do punho (canal carpiano); da mão (tendinite), etc.  Patologias Cervico-Oculo-Motoras: frequentemente na origem de cefaléia (dores de cabeça), tonturas e enxaquecas.

Uma postura correta ajuda até na diminuição da incômoda barriguinha, pois corrigindo a postura, a barriga diminui. Para as mulheres há ainda um grande benefício: os seios se elevam, os ombros são harmonizados com a estabilização da coluna e esta passa a apresentar uma aparência mais jovial e de confiança. Visto que, inúmeros estudos apontam a postura adequada como a principal referência de demonstração de autoconfiança e determinação.